Após 15 anos o desfile das escolas de samba de Curitiba voltou para a Rua Marechal Deodoro e não desapontou. Entre a noite deste sábado (1) e a madrugada de domingo (2) cerca de 10 mil expectadores acompanharam o carnaval da capital paranaense nas arquibancadas e todas as escolas conseguiram cumprir o número mínimo de 230 integrantes e o tempo estipulado pela comissão organizadora. A Rádio Banda B transmitiu o evento das quatro escolas do grupo B e das quatro do grupo A e também acompanha a apuração na tarde deste domingo.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o evento foi um sucesso absoluto. “Temos um público maior do que o esperado e a avaliação é de que esta avenida é só alegria”, disse.
O Bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba, foi o primeiro a entrar em cena, fazendo a “purificação” da avenida. O Bloco Derrepent veio na sequência, mostrando sua homenagem aos 40 anos do Zé Gotinha, personagem das campanhas de vacinação. O Rancho das Flores, formado por aproximadamente 400 idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS), levou para a avenida o enredo “Rancho das Flores – 25 anos de alegria na Copa 2014”.
Desfile
Entre as escolas do grupo B, a primeira a se apresentar foi a Imperatriz da Liberdade. Foi o primeiro desfile da escola, fundada em 18 de fevereiro de 2013.
“Parintins: o Festival da Ilha Encantada” foi o tema escolhido pela Imperatriz da Liberdade, para enaltecer a riqueza cultural do Norte do país e homenagear o famoso Festival Folclórico de Parintins. A Unidos de Pinhais trouxe no seu samba-enredo “O dia a dia … Aos quatro dias… Da labuta à folia” um apelo para que os foliões aproveitem os quatro dias de Carnaval para pular, sambar e ser feliz, deixando de lado os problemas e as tristezas da vida.
Com o enredo “Buscando as cores do meu país, busquei nova terra pra ser feliz. Sou imigrante!”, a Associação Unidos do Bairro Alto prestou uma homenagem a todas as etnias que fizeram a história de Curitiba.
A escola de Samba Os Internautas resgatou a tradição do Balé Teatro Guaíra, lembrando suas principais produções no enredo “Nos palcos do Teatro Guaíra, o balé de Pinhais constrói a sua história”.
As escolas do grupo A foram as últimas a entrar na avenida, começando pela Leões da Mocidade, que apresentou o enredo “Meus tambores anunciam: sorria você está na Bahia”, que destacou e fez uma homenagem os encantos da Bahia.
Com o tema “Sobre nosso olhar e inspiração… A essência dá o tom da folia”, Embaixadores da Alegria mostrou que o carnaval é uma arte que requer trabalho, talento e inspiração.
“Quero brincar de ser mau!!! Mocidade faz buuu…Neste Carnaval” foi o tema preparado pela Mocidade Azul, que levou ao desfile bruxas, fantasmas, zumbis e outros personagens para “aterrorizar” as arquibancadas. Por último, a Acadêmicos da Realeza disputa o título com o enredo “E o mundo vem dançar no compasso da Realeza”, encenando os mais variados estilos de dança.
Um corpo de jurados acompanhará todo o desfile, atribuindo notas para os quesitos: enredo, samba-enredo, bateria, ala das baianas, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, conjunto e harmonia. A apuração será no domingo (2), a partir das 15h, no Memorial de Curitiba, quando será anunciada a escola campeã do Carnaval 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário