Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para garganta inflamada são:
- Gargarejo com água morna e sal: possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas;
- Tomar o chá de limão com mel e gengibre 2 vezes por dia: possui propriedades antibacterianas e é rico em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo. Para fazer o chá, basta acrescentar a 1 xícara de água fervente 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos. A seguir, coar e adoçar com mel.
- Tomar o chá de malva, sálvia ou alteia: possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas. Para fazer o chá basta adicionar 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente;
- Tomar a vitamina de morango com mel: o morango possui vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do organismo e o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação. Para fazer esta vitamina deve-se bater no liquidificador 1 copo de leite e 6 morangos, acrescentando depois 1 colher de mel.
Em relação ao que comer para garganta inflamada deve-se dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos ou purê de frutas, evitar beber alimentos gelados, o que reduz a dor e o desconforto ao engolir.