Ajuda a combater inflamações do fígado, trata infecções da pele e dos ouvidos, melhora o funcionamento dos rins, age como expectorante em gripes, resfriados, bronquite e outras doenças respiratórias, além de promover o emagrecimento saudável. Pode ser usado ainda para regular o fluxo menstrual, aliviar cólicas, combater o estresse e a ansiedade. Da mesma forma que o boldo, ajuda a aliviar os efeitos da ressaca por ter propriedades desintoxicantes.
Suas propriedades envolvem ação como diurético, antirreumático, anti-inflamatório, digestivo, estimulante e expectorante.
Como preparar o chá?
Para preparar o chá, coloque algumas folhas de louro em uma chaleira com água. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, marque cinco minutos e então desligue. Deixe tampado e descansando por 10 minutos. Em seguida, coe e consuma. A dose indicada é entre três ou quatro xícaras espaçadas durante o dia.
Contraindicações e efeitos colaterais
É importante atentar à quantidade ingerida, pois o louro pode causar sonolência e ser prejudicial àqueles que possuem sensibilidade no estômago, quando consumido em excesso. A planta e seu consumo estão contraindicados para gestantes ou mulheres em fase de lactação.