9 de ago. de 2015

Resumo do livro O Cortiço


E é basicamente assim o livro questiona de forma crítica a sociedade brasileira do fim do século 19 marcada por vícios, egoísmo, grande diferença entre classes sociais etc. A história e assim:João Romão engana uma escrava chamada Bertoleza ela era escrava e era tratada como escrava por ele, ele então se mantém longe de todos os luxos, e faz grandes economias até ter dinheiro para construir o cortiço. Ele tem um vizinho chamado Mirando que era da alta sociedade da época e ele começa a invejar Miranda e Miranda a invejar a ele.

O fato é que João tinha um pedreira na qual trabalhava um português chamado Jerônimo homem honesto, trabalhador, mas com o passar do tempo e com as visitas as rodas de samba que acontecia no cortiço Jerônimo conhece Rita Baiana, uma mulher muito sensual que era namorada de Firmo....Jerônimo fica completamente atordoado por ela, começa a chegar em casa tarde, e por conseqüência mata Firmo com alguns amigos e deixa sua mulher e filha.Depois de acontecer um incêndio no cortiço, João Romão passa a querer só gente de classe média lá, e aumenta os aluguéis, muita gente não tendo dinheiro deixa o local.Assim que Miranda ganha um título de nobreza João quer o mesmo, começa a se portar como tal e trama um casamento com a filha de Miranda, mas tinha a Bertoleza no caminho, assim ele procura o antigo dono dela, e manda uma carta, o filho do dono vai lá para buscar a escrava que vendo aquilo se mata com uma faca no estômago.E João recebe seu título tão desejado.

Outros Personagens:

Pombinha:Uma das poucas do cortiço que sabe ler, ela era noiva mas sua mãe não permitiu o casamento antes da primeira menstruação...Pombinha era amiga de Léonie uma francesa que era prostituta...E pombinha começa a agir como ela para arrumar dinheiro, entre elas surge uma relação lésbica.

Piedade:Mulher de Jerônimo que traida começa a beber.

Estela: Mulher de Miranda que tem um caso com Henrique menino de 15 anos que se formaria em medicina.

Emagreça com chá de gengibre chá verde e laranja

Como fazer chá verde com gengibre e laranja Ingredientes 1 litro de água filtrada; 2 colheres de sopa de chá verde (melhor as fol...