22 de out. de 2014

Maçonaria é contra Dilma


Happy - Pharrell Williams



Resumo do livro A mão e a Luva Machado de Assis

A mão e a luva, escrito por Machado de Assis é o segundo romance do autor. Publicado em folhetim em 1874, encaixa-se no estilo de época do Romantismo e narra um caso de namoro complexo para os padrões burgueses. Guiomar, uma menina de 17 anos de idade, afilhada de uma baronesa, tem três pretendentes: Estevão (sentimental); Jorge (calculista); Luís Alves (ambicioso). 

Estevão a ama loucamente de forma pura e inocente. Jorge, sobrinho da baronesa deseja ascender socialmente e tem por Guiomar um amor “pueril e lascivo”. Com Luís Alves é diferente, ele só passa a admirar a moça com o decorrer do tempo, mas é um homem resolvido e ambicioso.

Livro A Mão e a LuvaJorge tem o apoio da baronesa e de sua empregada inglesa, Mrs. Oswald e pede a mão de Guiomar. Luís Alves faz o mesmo no dia seguinte. A baronesa pede a Guiomar que se decida entre os dois e a moça escolhe Jorge para não ver a madrinha zangada, mas a baronesa sabe que o desejo da afilhada é casar-se com Luís Alves. 
Então, Guiomar e Luís Alves se casam. Jorge se conforma com a escolha da amada e Estevão sonha com seu suicídio durante o casamento. Entretanto, nada disso interrompe os planos do jovem e ambicioso casal que se unem felizmente.

O fim do livro justifica o título da obra. Veja:

— Mas que me dá você em paga? um lugar na câmara? uma pasta de ministro?

 O lustre do meu nome, respondeu ele.
Guiomar, que estava de pé defronte dele, com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido, e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão.

Fonte:

  • ASSIS, Machado de. A mão e a luva. Disponível em:http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/amaoealuva.pdf
  • A Mão e a Luva, de Machado de Assis. Disponível:http://www.passeiweb.com/estudos/livros/a_mao_e_a_luva. Acesso em: 1 de nov. 2013.
  • A Mão e a Luva. Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_M%C3%A3o_e_a_Luva. Acesso em: 1 de nov. 2013.
  • A Mão e a Luva. Disponível:  http://vestibular.brasilescola.com/resumos-de-livros/a-mao-luva.htm. Acesso em: 1 de nov. 2013.
Por: Miriã Lira


Baixar o Livro:

Emagreça com chá de gengibre chá verde e laranja

Como fazer chá verde com gengibre e laranja Ingredientes 1 litro de água filtrada; 2 colheres de sopa de chá verde (melhor as fol...