23 de mar. de 2011

O Perigo gerado pelas lâmpadas fluorescentes descartadas

 O Perigo gerado pelas Lâmpadas fluorescentes sem destino correto

As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas , porém muito perigosas, pois o mercúrio encontrado em seu interior em média de 6 gramas por lâmpadas é o responsável por diversas reações conforme o grau de concentração. Uma pessoa contaminada pode apresentar sintomas como dor de estômago, diarréia, tremores,depressão, ansiedade, insônia, falhas de memória , agressividade,demência e até mesmo a morte.
A falta de informação sobre os malefícios do mercúrio é quase zero principalmente entre os catadores de papel que estão em constante proximidades com as lâmpadas mesmo que este não as coletem, pelo simples fato do manuseio do lixo para a aquisição dos demais objetos de reciclagem ,os catadores sofrem diverso acidentes com a explosão das lâmpadas e o vazamento do mercúrio.
È mais comum do que se imagina catadores passarem mal no final do dia com tonturas,dores de cabeça,vômitos,devido ao contato com mercúrio.
No Brasil não existe uma lei federal que obrigue os responsáveis pela fabricação lâmpadas a encaminharem para descarte correto. Na maioria das vezes são os estabelecimentos comerciais os responsáveis e nem sempre se preocupam com o destino correto das fluorescentes descartadas.
Somente alguns municípios e estados tem algumas regras e penalidades para o manejo de produtos que contenham mercúrio.
As pessoas muitas vezes colocam as lâmpadas nas ruas, como se fossem lâmpadas comuns.
A preocupação maior é economizar energia e dinheiro sem questionar os riscos que aparecem junto com lâmpada econômica que pode se tornar muito cara.
As faculdades,os bancos, hospitais e grandes empresas são maiores consumidores de lâmpadas fluorescentes principalmente pela reduçao de gastos, porém não dão destino correto para as lâmpadas descartadas.
 Curitiba é chamada de cidade Ecológica não é? Então pergunte aos Curitibano onde vão as suas lampadas fluorescentes descartadas . A maioria não sabem ou nunca se questionaram sobre isso e outros dirão que colocam no lixo comum.
  As lâmpadas podem passar de economia para demência dependendo da responsabilidade que cada pessoa tem para com ela depois de descartadas.

Mais sobre: O descarte incorreto das Lâmpadas fluorescentes

ecoamigos.wordpress.com

Emagreça com chá de gengibre chá verde e laranja

Como fazer chá verde com gengibre e laranja Ingredientes 1 litro de água filtrada; 2 colheres de sopa de chá verde (melhor as fol...